Conheça nossos serviços

Serviços
  • Exames ocupacionais

  • PPRA

    Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

  • PCMSO

    Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

  • LTCAT

    Laudo Técnico das Condições no Ambiente de Trabalho.

  • PCMAT

    Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.

  • CIPA

    Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Exames Ocupacionais

Os Exames Ocupacionais são:

  • Admissinal
  • Periódico
  • Retorno ao Trabalho
  • Mudança de Função
  • Demissional

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

O que é o PPRA?

O PPRA é um dos documentos base exigidos pelo Ministério do Trabalho. É um documento de ação contínua, como um programa de gerenciamento.

Este documento deve permanecer na empresa a disposição de possíveis fiscalizações. Junto a ele segue um cronograma de ações corretivas a serem implementadas, e assim, atingir as metas do Programa.

Qual o objetivo do PPRA?

Além de descrever os riscos existentes no ambiente de trabalho ele tem o objetivo de garantir, através de ações, a prevenção de riscos e a integridade física dos trabalhadores em frente aos riscos existentes naquele ambiente. NR 9.1.3

O que são riscos Ambientais?

Riscos ambientais são agentes físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho que colocam em risco a integridade física dos colaboradores de uma empresa. A existência desses agentes em concentração, intensidade e tempo de exposição é capaz de causar danos a saúde dos colaboradores.

- Agentes Físicos: Ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e não ionizantes, infra-som e ultra-som. NR 9.1.5.1

- Agentes Químicos:Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão. NR 9.1.5.2

- Agentes biológicos:bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.NR 9.1.5.3

Obrigatoriedade do PPRA:

A Norma Regulamentadora NR 09 do Ministério do Trabalho estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

Faça o download da NR-09 atualizada clicando aqui.

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

O que é o PCMSO?

O PCMSO assim como o PPRA é um documento base exigido pelo Ministério do Trabalho. Possui ação contínua e deve permanecer na empresa a disposição de possíveis fiscalizações. O PCMSO é parte integrante de um conjunto amplo de iniciativas para preservação a saúde dos trabalhadores.

Qual o objetivo do PCMSO?

Promover a saúde do trabalhador, observada através de exames clínicos ocupacionais e medidas prevencionistas na tentativa de diagnosticar precocemente os agravos à saúde, e se estão relacionados ou não ao ambiente de trabalho. NR 7.2.3

Os Exames Ocupacionais são:

  • Admissinal
  • Periódico
  • Retorno ao Trabalho
  • Mudança de Função
  • Demissional

NR 7.4.1

Obrigatoriedade do PCMSO:

A Norma Regulamentadora NR 07 do Ministério do Trabalho estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

LTCAT - Laudo Técnico das Condições no Ambiente de Trabalho.

O que é o LTCAT?

É um documento inteiramente previdenciário que avalia os riscos do ambiente de trabalho para Quantificar ou Qualificar a exposição dos colaboradores a agentes nocivos existentes.

Qual o objetivo do LTCAT?

É identificar qual a incidência dos riscos para cada função e determinar se o colaborador tem ou não direito de aposentadoria especial quando está exposto a esses agentes nocivos no ambiente de trabalho.

É importante salientar que algumas funções estão expostas a agentes nocivos. No entanto, a quantidade ou qualidade da exposição a esses agentes podem ser controlados ou até mesmo neutralizados através do uso de EPI’s.

Para saber mais sobre quais os agentes estão relacionados à função, leia sobre o item: Riscos ambientais na NR 9.1.5.

PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.

O que é o PCMAT?

É um documento de ação contínua como um programa de gerenciamento. Este documento deve permanecer na empresa a disposição de possíveis fiscalizações.

O PCMAT é um documento que organiza, através de medidas previstas na NR, e assegura o cumprimento das condições de segurança e medicina do trabalho relativas a indústria da Construção.

Qual o objetivo do PCMAT?

Além de descrever os riscos existentes no ambiente de trabalho ele tem o objetivo de garantir, através de ações, a prevenção de riscos e a integridade física dos trabalhadores frente aos riscos existentes naquele ambiente.

Este documento substitui o PPRA na indústria da construção quando a empresa executa a frente de trabalho com 20 ou mais funcionários por obra. NR 18

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Em atualização.